segunda-feira, 13 de maio de 2013

carta aberta a Jorge Jesus



Jorge,
Depois do dia de ontem, há que levantar a cabeça.
É certo que perdemos o jogo que nos poderia dar o título... e a hipótese de festejar na casa do nosso maior adversário.
Mas nada está perdido... difícil, sim, perdido não! O Benfica não desiste e pela ideia que tenho de ti, tu também não!
Na quarta-feira temos um jogo muito importante, contra o campeão europeu em título, pois para nós nada é fácil... não disputamos finais europeias com clubes que actualmente militam numa divisão inferior de França!
Depois ainda temos mais duas finais... o Moreirense, e o Vitória, que vão tentar aproveitar o nosso momento de infelicidade.
MAS TU NÃO ÉS O PESEIRO!!!
TU, que chegaste ao Benfica e disseste que ias por aquela equipa a jogar o dobro, e cumpriste com a promessa...
TU, que devolveste o Benfica à disputa dos grandes troféus!
TU, que meteste o Benfica a jogar à bola como eu nunca tinha visto!
Falta ganhar, é certo... mas esse tempo vai chegar, mais brevemente que muitos julgam!
No final desta época, um grande senhor do futebol vai terminar uma longa carreira, recheada de sucessos. Esse senhor, tal como tu, masca a pastilha de boca aberta, puxa as orelhas aos jogadores, quando assim tem de ser. Mas nem sempre foi assim. Nos primeiros anos, não ganhou, foi contestado, todos os adeptos do Man Utd queriam a sua cabeça. Ele continuou, lutou e venceu, pois sabia do seu valor!
Eu olho para ti e vejo-te com um papel semelhante na história do Benfica!
É certo que ainda há um longo trabalho a percorrer, mas a aprendizagem é um processo contínuo.
Em tempos, a tua bazófia desmedida custou-nos caro... custou-nos humilhações! Um miúdo que ainda tinha muito que aprender no futebol deu-te uma lição, servida em cinco actos...
Custou-nos perder uma vantagem de dois golos numa eliminatória da taça de portugal, perdendo em casa... o quanto me custou esse jogo que apenas pude acompanhar o relato, no outro lado do mundo...
Custou-nos perder uma final europeia para uma equipa menor e submissa...
Com estas situações não te pretendo criticar mais do que já foste criticado. Quero sim mostrar a evolução que houve, neste aspecto, em relação em anos anteriores!
No entanto, com o desaparecimento da tua bazófia, parece ter-se ido embora também parte da tua confiança...
E esta tem de ser recuperada! Tacticamente és seguramente dos melhores treinadores que já passou pelo Benfica. Com confiança e respeito, serás dos melhores do Mundo!
Depois do jogo de ontem, o mais fácil seria pedir a tua cabeça, apontar todos os erros que cometeste.No entanto, se fosse fácil ser treinador, qualquer um era... Falar no fim é fácil!
Quero-te muitos anos no Benfica... Por mim, tinhas renovado no dia seguinte ao empate com o Estoril!
Espero que todo o trabalho que desenvolveste nos últimos quatro anos não sejam deitados ao ar.
Jorge, quatro anos depois da tua chegada, ganhámos um campeonato e perdemos dois... O deste ano ainda não entra para as contas! Se na tua segunda época houve deslumbramento, com o título conquistado de forma brilhante anteriormente, na época passada houve o deslumbramento com a Champions... e esse deslumbramento custou-nos caro!
Claro que podemos falar dos erros de arbitragem, que nos roubaram um título que merecíamos, mas para além desses erros, fomos incompetentes! Falhámos golos de baliza aberta (lembras-te de Coimbra), perdemos a cabeça (Olhão), rebentámos jogadores e assim se esbanjaram cinco pontos de avanço.
Nesta época aprendeste, com alguns erros... Rodaste a equipa de forma mais notória, onde era possível, controlaste os teus ímpetos linguísticos, adaptaste a forma de jogar aos adversários mais poderosos...
Ontem, os deuses do futebol não quiseram nada com a nossa equipa... Perdemos contra a equipa que representa tudo o de mais execrável no desporto, com um autogolo e um golo nos descontos, marcado por um jogador que apenas joga porque tem um penteado igual ao do Neymar...

Agora, há que levantar a cabeça, pois temos muito para conquistar!

Abraço,
João Nunes
sócio 125374

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Amigo João Nunes, faço das suas palavras as minhas, assim se vê um verdadeiro Benfiquista.

      Não é como alguns que quando o Benfica ganha o Jesus é um Deus quando perdemos o Jesus vira logo diabo !

      Será que essas pessoas gostavam de ser julgadas assim ?

      Como o amigo diz não é fácil ser treinador se fosso até eu era.

      Saudações Benfiquistas

      Sandra Santos
      Sócia n.227809



      Eliminar
    2. http://www.givemefootball.com/346457-porto-claim-portuguese-title-after-outrageous-penalty-decision

      Eliminar
  2. Gostei. Penso que é uma análise relativamente fria e objectiva.

    ResponderEliminar
  3. O que interessa jogar para a nota artistica se o futebol é eficacia? Para a historia fica a historia, nao ficam as exibiçoes! O jogo com o Estoril destruiu a epoca brilhante que se adivinhava! Jesus e os jogadores sentiram o chao fugir-lhe dos pés, o medo apoderou-se do JJ, e com medo perdeu no Dragão! Agora esta toda a gente optimista contra o Milionario Chelsea...Eu temo o pior, pois animicamente e fisicamente os jogadores estao de rastos! Penso que para sermos campeoes, tinhamos que ir ao dragao com os 4 pontos! Rodavamos no Dragao e ate saiamos ja campeoes! Depois jogavamos com o Chelsea e a confiança podia fazer sonhar...Assim nao acredito! Deus queira que esteja enganado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sofro como um condenado com o Benfica. Amor a um clube, e forma de estar na vida. Infelizmente a sua leitura está muito certa. Arranjassem 50000 psicólogos, motivadores, a direcção em peso a falar com os jogadores ANTES do jogo do Estoril. E o que o JJ lhes devia ter dito era, por mais estafados que estivessem, para morrerem ali. Aquele não era mais um jogo, era o jogo da época. Dava-nos o campeonato. Permitia-nos por a equipa B a jogar com o Porto e descansar a malta para a final da LE. A moral com que lá chegaríamos seria mais que suficiente para disputar o jogo pelo jogo com os milionários do Chelsea. Não digo que ganhássemos com certeza, mas tínhamos uma hipótese franca de o fazer. Quando perdemos pontos com o Estoril, no meio de um enorme sofrimento, tinha a certeza que íamos perder tudo. Talvez se safe a taça de Portugal, que será um troféu bem amargo, com sabor a muito, muito pouco.
      Os jogadores tinham que ter ido até às últimas forças naquele jogo, tinham que ter morrido em campo, ficado à beira de um ataque de coração, o que quisessem. Deveria JJ ter-se dirigido aos jogadores como se fossem um bando de soldados estafados, que não dormem há dias seguidos, cansados e cheios de feridas, mas que ganham, pelas palavras do seu comandante, a determinação necessária para um derradeiro sofrimento, a derradeira batalha, que lhes permitirá descansar e os levará a casa. Isso não foi feito. JJ errou, como erra sistematicamente pela falta de visão. Tem quase tudo para ser um dos melhores treinadores do mundo. mas precisava de ser inteligente. Não vê o óbvio. E não é assim tão difícil de ver este óbvio. Depois do jogo com o estoril eu fui a um desses sites de apostas online e apostei uma quantia avultada neste resultado com o Porto. E na consequente derrota na Liga Europa. Infelizmente, vou ganhar muito dinheiro, quando preferia perde-lo todo. O Benfica perdeu o jogo nos descontos, e eu, que estava a perder alguns milhares de euros, ganhei 1.90 desse valor, num segundo que me partiu o coração e me fez chorar. Preferia te-los perdido. Várias vezes. Mas a inteligência dizia-me que não havia como. Jesus é um treinador de ataque, com muitas qualidades. A inteligência, infelizmente, não é uma delas. Tenho muita pena.

      Eliminar
  4. é muito encorajador. força BENFICA, força JJ.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada
    Estou com o treinador e com a equipa. Pareceu-me que pela primeira vez ficou bem espelhado o quanto JJ seofreu com esta derrota. Notou-se no semblante, nas palavras. Agora cabe-lhe novamente fazer das fraquezas forças e levantar cada um dos nossos pois ainda há muito que lutar, há taças para vencer!

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. grandes palavras.....força benfica apesar do sofrimento, ainda falta um jogo e nunca se sabe.

      Eliminar
    2. Que grandes palavras, JJ merece................

      Eliminar
  7. lolololololololololol no mínimo cómico..! sou a favor de JJ no SLB

    ResponderEliminar
  8. Um Bom Blogue para Seguir: Patadas no Borges!
    Passem por lá!

    http://patadasnoborges.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Brilhante caro João,

    Concordo em absoluto com o que diz. Custa muito perder um campeonato assim, mas prefiro que o Glorioso tenha a capacidade de os disputar até ao fim do que ficar arredado dessa luta no fim da 1ª volta, como acontecia recorrentemente antes do Jorge Jesus. Gostaria imenso que os benfiquistas tivessem isto presente quando pedirem a "cabeça" do treinador. Sei que o prestigio se faz de titulos, mas acho que vale a pena ter paciência porque, mais cedo ou mais tarde, teremos o sucesso que todos ambicionamos.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo faço das suas palavras as minhas.

      Ainda vamos ter muitas glorias com o Jorge Jesus a treinar o Benfica !

      Saudações Benfiquistas

      Sandra Santos

      Eliminar
  10. Nunca o fcp (e o seu 'matraquilhado' futebol!) esteve tão a jeito de 'lebar nas fuças'...!

    O Jorge Jesus teve 'medo' - talvez o Blaise Pascal, nalgum dos seus pensamentos, tenha explicação para isso - de vencer no Estádio que todos pagámos (ou vamos pagando!) para usufruto da primeira das equipas da Corjanorte.

    Neste momento, só não admito perder a Taça de Portugal. Seria péssimo, baixar ao nível da lagartada!

    A qualidade técnica de Jorge Jesus, é indiscutível. Outros aspectos, para grande admiração da minha parte, vão melhorando. Lentamente, mas vão.
    Não esquecer do que nos diz o saber popular; "burro velho, não toma andadura ...!"

    - P.S. -

    Pergunto-me onde estaríamos hoje, ou o que teria acontecido a Matic, Enzo, e aos Andrés, se tivesse havido a possibilidade de manter na (nesta!) equipa, Javi Garcia e Witsel !?!

    ResponderEliminar
  11. ahahah...aziados!!grandes cromos!!

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, LUTAR, MARCAR, VENCER...
    "SER GLORIOSO, É SER ENORME"!...

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!