Com a derrota ontem do Porto no Restelo, na sequência da nossa vitória contra o Guimarães, o nosso 1º lugar deixou de ser "à condição" e passou a ser nosso. De pleno direito.
Este desaire do Porto, por muito que se ache que não, na minha óptica tem o seu fundamento em nós.
Se se notar com atenção, o declínio exibicional do Porto - e temos de reconhecer que, durante um tempo, o Porto apresentava um futebol impositivo, com fluidez, velocidade, bem pensado e estruturado - começou quando o nosso futebol começou a ser forte. Rápido. De comando. Com autoridade.
Esse tipo de futebol, a meu ver, fez com que o Porto - e já nem refiro o Sporting porque.... bem..... o Sporting continua a ser o Sporting (e isso diz tudo!!!!) - tremesse: É completamente diferente ter de se preocupar com um Benfica menos forte e com o Sporting do que..... com este Benfica.
Jogamos, neste momento, o futebol de melhor qualidade a nível nacional. Variado, pressionante, equipa subida, rápida, exposta ao risco - é certo - mas a criar imenso perigo no último terço do terreno.
É óbvio que, tal como todas as equipas, temos pontos em que somos menos fortes. Mas a verdade é que, neste momento, somos a equipa que melhor futebol apresenta em Portugal.
E é isto que os fez tremer: a nossa subida de forma deu-se numa altura vital da época. Numa altura em que, esperavam eles, o mais certo seria estarmos amorfos, esgotados física e psicologicamente.
Em sentido contrário, estamos nós afirmativos, impositivos. E são eles que estão em baixo.
E isto deu-lhes medo. Fê-los tremer. Abanou todas as convicções e certezas que tinham no título e foram eles que se foram abaixo. Nós..... bom, nós continuámos o nosso caminho. Ganhando. Fazendo a nossa parte. Mas fazendo-os sempre sentir que estávamos lá. Para o que desse e viesse.
E neste momento, apesar de ninguém poder adivinhar o futuro, apesar de todos esperarmos 6 vitórias nas 6 jornadas que faltam, a verdade é que eles "estão a ver a vida a andar para trás"!
É esta a grande diferença do nosso Benfica relativamente a FCP e SCP: Temos em nós o espírito, a força, o crer e o querer ser campeão. Temos experiência nestes jogos de "mata-mata": não fazemos outra coisa no passado recente!!! É essa a nossa história recente! É isso que tem acontecido nos últimos anos: Os outros sempre a cheirarem-nos. A andarem na nossa cola, no nosso trilho. E nós sempre ganhámos os jogos aos quais não nos apresentámos com excesso de confiança.
Acima de tudo, nós, BENFICA, somos feitos de vitórias. De Glória. E temos esse espírito de campeão, que nos faz não falhar nas horas decisivas, e que é a grande diferença para eles.
Que assim seja também este ano.
se tivessem tirado o luisao de titular desde da 1 jornada ja estavamos com 6 pontos de avanço mas disso nao convem falar!!
ResponderEliminarO futebol com base no músculo acaba sempre por ter reflexos negativos no fim do campeonato...
ResponderEliminarAliado a que o Benfica não desabou como andaram a desejar, faz com que agora tremam fisicamente mas também psicologicamente! Mas é necessário não desarmar...
Nada mau para um professor de ginástica...
ResponderEliminarAs imagens do banco dos corruptos na recente derrota em Belém são o melhor comprovativo de q o Penta está ali, ao virar da esquina...
ResponderEliminarA nossa subida de forma terá tido a sua influência, mas também me parece que fisicamente eles estão de rastos. Tanto porco como spitting, estão a rebentar pelas costuras...
ResponderEliminarHonestamente, o FCP está a perder pontos porque as equipas finalmente estão a jogar futebol contra o FCP, será coincidência que desde que as denuncias anónimas começaram, deixou de haver Estorilgates? Deixou de haver Desportivos de Chaves e Portimonenses...?
ResponderEliminarQue pode ser coincidência? Pode. Mas que eu sei que o FCP sempre corrompeu treinadores e jogadores adversários, sei e tenho 100% de certeza. Talvez o medo de serem apanhados, parou o jogo da mala, o jogo da mala corrupta para perder.
O futebol do Fruta Corrupção Pancadaria este ano tem sido tudo menos 'bem estruturado e pensado'. Sempre foi, muito pelo contrário, um futebol kick and rush, como se estivéssemos em Inglaterra nos anos 90. Futebol directo com muito físico e pouco cérebro, que aposta tudo nos duelos e nas correrias do Marega...
ResponderEliminarDe resto, de acordo: de Janeiro para cá, temos jogado um futebol muitíssimo superior ao que qualquer dos rivais já jogou esta época. E isso pode tê-los deixado mais apreeensivos e inseguros, de facto - já são muitas memórias traumáticas com a onda vermelha...;)
Mas quanto a mim, houve outros factores: o processo de alegada corrupção no Estoril-FCP pôs fim àquela sequência que todos vimos com Chaves, Rio Ave e Portimonense...tiveram que se desmarcar um bocado; o plantel muito curto que têm tornava muito provável que na segunda volta houvesse muitas lesões - sobretudo com este futebol directo de duelo e correria; etc
Enfim, o que interessa é que o Marquês já esteve bem mais longe...e soubemos ganhar um jogo como o de ontem, absolutamente crucial, mesmo não jogando tão bem - estes jogos antes de clássicos decisivos têm que se ganhar! No ano passado, o Fruta Corrupção Pancadaria teve um jogo 'destes', em casa com o mesmo Vitória, na jornada anterior ao clássico, um dia depois de termos empatado em Paços de Ferreira - e não ganhou (graças ao nosso João Carvalho)...ontem conseguimos ganhar um jogo 'destes'. Para quem, como eu, só descansa com o hexa de 2019, só pode ser bom sinal!...
Carregaaaaaa Benficaaaaaa!