quinta-feira, 30 de maio de 2013

Evangelho segundo... um leitor


De um fã da nossa página gémea recebemos o quadro supra incluído e este Evangelho:

"Sou um gajo que gosto de dados, é capaz de ser defeito de profissão... 

Depois das várias barbaridades que tenho lido e ouvido nos últimos tempos, achei que a melhor forma de mostrar porque deve Jorge Jesus continuar no Benfica era uma simples tabela feita em Excel com a performance do Benfica nos últimos 20 anos (mas podia também adicionar vídeos, como o do golo ao Sporting este ano, o do Enzo a chorar na final da Liga Europa, o apuramento na fase de grupos da Champions em pleno Old Trafford, o Marquês com mais de 100mil pessoas há 3 anos atrás, por aí fora...) 

Conclusões da tabela:
- Em 4 épocas com o Jesus fomos 1 vez campeões e 3 vezes 2º classificado; Nos outros 16 anos fomos 2 vezes campeões e 4 vezes 2º classificado;
- Em 20 anos apenas 4 vezes fizemos 75 ou mais pontos, 2 foram com o Jesus;
- Em 20 anos apenas 2 vezes tivemos 24 vitórias e foram as 2 com o Jesus (e estou a comparar com campeonatos que tinham mais 4 jogos que agora!!!!);
- Em 20 anos apenas 5 vezes o Benfica teve 3 derrotas ou menos, e 3 campeonatos com esse registo o treinador era o Jesus e o único com 1 derrota em 20 anos foi este que terminou agora;
- Em 20 anos apenas por duas vezes marcámos mais de 75 golos, há 4 anos e esta época, uma vez mais o treinador era o Jesus;
- Em 20 épocas apenas por 4 vezes sofremos menos que 25 golos, 2 dessas épocas foram com o Jesus no comando e em ambas as ocasiões sofremos o mínimo das 20 épocas, precisamente 20 golos (e este ano foi um deles);
- Em 4 anos com o Jesus o Benfica chegou a uma final da Taça de Portugal e a uma meia final. Nos outros 16 anos, chegamos a 4 finais (ganhámos 2) e a 2 meias finais;
- Em 4 épocas do Jesus o Benfica chegou por 4 vezes aos Quartos de Final de uma competição europeia. Nas outras 16 chegámos por 5 vezes.
- Em 20 anos chegámos a 2 meias finais europeias, uma há 4 anos com o Jesus e a outra há 20...
- Em 20 anos apenas uma pessoa levou o Benfica a uma final europeia, e essa pessoa foi o Jesus 

Por tudo isto, que são dados não são "parece-me que" ou "acho que" ou "se calhar", e também pelo bom futebol do Benfica (reconhecido até pelos adversários), pela forma como hoje os jogadores entram confiantes para todos os jogos, por ter pegado numa equipa em cacos (sem Witsel e Javi - um dos melhores meios campos do Benfica nos últimos 20 anos) e ter chegado onde chegou, acho que "varrer" Jorge Jesus para fora do Benfica será a pior decisão do clube nestes últimos 20 anos. 

Quase tão perto de tamanha borrada só mesmo ter trocado o Toni pelo Artur Jorge e ter enviado o João Pinto para o Sporting. 

E para quem não se lembra, na altura também se dizia que o João Pinto ganhava demais para o que produzia, no ano seguinte sem o João Pinto o Benfica fez "apenas" a pior classificação de sempre da sua gloriosa história! 
Eu, apóstolo de JJ, me pronuncio!" Ildefonso Martins in RAP

E foi isto:

Amén







16 comentários:

  1. mas se recuar destes 20 anos para tras encontrara concerteza melhores numeros ainda, estes sao concerteza os piores 20 anos da historia do SLB, porque nao faz treinador por treinador, se gosta tanto de numeros entao ao fazer treinador por treinador as percentagens entre jogos/victorias/derrotas e outros nao serao muito significativos na diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vai ler a bola ze de hoje...o jesus e o terceiro treinador com mais vitorias... a frente dele estão dois treinadores que tem no minimo mais 50 jogos...

      Eliminar
  2. É quase caso para dizer... imagens para que? Mas elas em 4 anos foram tantas e tão intensas... JJ é mais que óbvio que têm que ficar tb " é o meu treinador"... carrega benfas...

    ResponderEliminar
  3. Amen!

    E que anunciem, com a renovação do JJ, uma estrutura para o futebol fortalecida com um LÍDER, e uma nova e melhor estratégia de comunicação.

    ResponderEliminar
  4. Factos são factos e é inegável o trabalho positivo do JJ, apesar de tudo.
    Mas o mais importante agora é saber se os jogadores estão com o treinador. Se eles não estiverem, nada há a fazer. O Mourinho já na época passada teve alguns problemas com alguns jogadores. Talvez por isso não devesse ter começado esta época no Real que foi um descalabro e onde os problemas com os jogadores aumentaram.
    Isto é simples: se os jogadores estiverem com JJ, ele tem condições para ficar. Caso contrário, então o melhor será o JJ sair.

    ResponderEliminar
  5. JJ até ao fim. Por mim até podia ser o ferguson do Benfica!

    ResponderEliminar
  6. Ficando ou não, só gostaria de fazer de advogado do diabo:

    1º Em 4 anos de JJ ganhámos 1 campeonato e 3 taças da liga, por outras palavras, ganhámos um campeonato e 3 vezes uma taça que apenas apareceu dois anos antes da entrada do JJ no Benfica.

    2º Levámos as duas maiores "barretadas" do futebol português, ou seja, perdemos um campeonato em casa para os tripeiros e fomos eliminados da taça de Portugal em casa para os tripeiros quando tinhamos 2 golos de vantagem.

    3º Perdemos um dos campeonatos mais fáceis da história do futebol português: 2012/2013 (erros de arbitragem subtis à parte).

    4º Perdemos uma final da taça de Portugal com o poderoso Vitória de Guimarães.

    O que vi do JJ? Um Benfica que na maioria das vezes corre e luta, o que é bom e motivante para qualquer adepto.

    Uma direção que tem cometido argoladas umas atrás das outras: os tripeiros continuam a comprar jogadores dados como certos no Benfica e a vender melhor (a saída de jogadores chave é colmatada de forma a que continuem a ser campeões).

    Porquê que, numa altura em que temos dois pontas-de-lança como há muito não tinhamos (Cardozo e Lima), temos 2 jogadores adaptados a defesa esquedo, apenas um defesa direito, apenas um trinco (que no ano anterior "não prestava"), 2 nºs 10 que não jogam ou quando o fazem é para esquecer (Aimar, que muito admiro, e Carlos Martins, que seria mais uma adaptação) e um adaptado (Enzo), 3 excelentes extremos e mais uns que por aí andam entre a equipa B e os empréstimos (ex.: Urreta), jogadores emprestados na América do Sul que, caso sejam realmente do interesse do Benfica, deveriam estar a rodar na Europa (Portugal incluídos) como o Jara ou o Mora (que fez uma excelente pré-temporada antes de ter sido emprestado).

    A gestão do plantel é medonha! Nunca tivemos tantos jogadores de tanta qualidade mal aproveitados. Acrescento ainda o Bruno César e o Nolito que, se calhar até davam algum jeito.

    O JJ tem pago caro alguns erros que demora a corrigir (quem não se lembra da insistência danosa do David Luiz a defesa direito?) e a direção não tem dado a proteção que deveria e que evitaria estar neste momento a tentar segurar um ótimo treinador completamente desacreditado pelos jogadores e posto em causa pelos adeptos.

    Como seria no Dragão?

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Honestamente, a época acabou só no Domingo e hoje quinta feira já estou farto desta conversa do treinador. Porque será que nós benfiquistas temos de nos armar em sabedolas e nã conseguimos dar ao presidente a responsabilidade de decidir o que ele foi eleito para fazer? Para o bem ou para o mal ele foi eleito para 4 anos por todos nós. Chega disto, vá fique, venha outro ou não é a ele e só ele que pode decidir. Numeros valem o que valem e é incrivel como conseguem comparar o Jesus com o pior e não vejo ninguém a comparar o Jesus com os melhores que tivemos, Se ele é tão bom assim comparem-no com os bons e não com os maus! Isso é que seria sim a prova que o Jesus é o melhor treinador que tivemos e poderemos ter!!! Tivemos os piores 20 anos da noss história, mas não foi apenas responsabilidade dos treinadores que tivemos lá... Tivemos presidentes que de futebol e gestão do clube entendiam tanto quanto eu de cultivo de cebolas... Compramos Hassan's, Marcelos, Bermudez, Kandurovs e afins... Queriam o que? Ganhar e ir a finais com jogadores que nem no Moreirense tinham lugar a titulares? Tivemos passivos de 500M, não tinhamos crédito em lado algum, foram preciso emprestimos obrigacionistas e operações coração para restabelecer o clube. Hoje temos outra visibilidade na Europa e até no mundo, foi graças ao Jesus? Talvez sim, mas nao só, foi também muito graças ao Vieira. Um soube potencializar os jogadores outro soube vende-los e ter coragem de apenas vender pelo preço que achou correto! Temos uma melhor eleição de jogadores, sabemos o que contratar, e por quanto contratar. Não andamos a dar 15M por jogadores que hoje nem no clube andam apenas pq o rival anda atrás deles ou pq ouvimos dizer algum iluminado que é o proximo "Messi". Neste Benfica, qualquer um será campeão e não me venham dizer que só o Jesus consegue nos colocar em 2º lugar por 3 vezes seguidas (quase parecemos os pobres Sportinguistas que idolatram o Paulo Bento que o melhor que fez foi serem 3 vezes 2º à frente do Benfica). Desde que não se cometam os erros que nos colocaram na vergonhosa etapa de 12 anos sem ganhar nada, e nestes 20 anos de desprestigio europeu. Não pode vir agora um treinador para mudar tudo o que de bom o Jesus fez, mas tb não podemos ficar presos a uma pessoa só pq o fez. O Clube é muito maior que qq treinador ou qq presidente... Treinadores com conhecimentos de táticas há imensos (se calhar é com eles que o Jesus aprender nos cursos lá fora que vai tirando) mas treinadores com mentalidade vencedora é que são mais complicados de encontrar e o Jesus honestamente não é um deles.
      Parem de apressar a direcção em tomar decisões!!! Há decisões que não podem nem devem ser apressadas, muito pelo contrário, têm de ser bem ponderadas e não feitas em cima do joelho!!! Quem estiver ao comando da equipa TEM DE TER O NOSSO APOIO, CHEGA DESTA NOVELA!!! Vejam o exemplo do FCP, Apenas decidiram que não vão renovar com o treinador tri campeão, mas não há ainda sequer nomes para colmatar esse vazio. Vêem alguém preocupado com isso? Presidente, direcção, adeptos, jornais? Nada!!! Deixem quem está fazer isso e quando for tomada a decisão APOIEM!!!

      Eliminar
  7. Amen!

    Para aqueles que continuam a culpar o JJ, a direcção, os jogadores, enfim, tudo o que mexe dentro do Benfica, pelo facto de não ganharmos mais, deixo um conselho. Vão ao blogue "Em Defesa do Benfica" e leiam, COM ATENÇÂO, o que diz o Alberto Miguéns sobre o que têm sido os campeonatos em Portugal nos últimos 25 anos!
    Está lá tudo explicado!!!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E esse pensamento leva-nos onde ?. Por essa ordem de ideias o LFV, o JJ e mais alguns andam a gozar connosco, não é ?

      Eliminar
    2. Andam a gozar connosco? Quem anda a gozar com quem?



      Eliminar
    3. Manuel deixa estar o David Gonçalves é palerma.

      Eliminar
  8. temos o clube ANTI-BENFICA a funcionar, q vale ter bons jogadores se ,MAIS de metade dos profissionais da 1ª liga portuguesa ,ou são mafiosos ,ou são do clube corrupto ,para não falar de tecnicos e restantes seitas dos BOIS de preto do apito ! para não chamar nomes a liga e a FPF tenho de me calar ,hoje e agora , mas não nunca.

    ResponderEliminar
  9. Sou totalmente a favor da continuidade de JJ. Contudo não defendo o seu modelo de jogo. A equpa técnica não é a culpada do que aconteceu, mas sim a equipa directiva.

    ResponderEliminar
  10. eu como tu também gosto de números e como tal sei perfeitamente que os números dizem aquilo que queremos que eles digam, nada daquilo que dizes é mentira mas mais uma vez só são apresentados os números bons deste treinador e então os outros bastavam só mais duas colunas a dos ordenados de cada treinador durante todas as épocas e o valor do plantel, e nem estou a falar do valor potencial, estou só a falar do valor de compra de cada jogador então verias que as coisas não são bem como as pintas.

    Eu tenho uma opinião que não é de hoje, já vem desde a derrota o ano passado contra os corruptos, de que este treinador não nos serve mas percebo quem tem uma opinião diferente mesmo não concordando com ela isto faz parte da cultura deste grande clube o que eu não percebo é este endeusamento que fazem deste treinador como se o clube fosse acabar se ele sair ou pior de que nada existia antes da sua chegada como se ele fosse o melhor do mundo que não é nem de longe nem de perto muito pelo contrario é apenas um treinador razoavel/bom.

    ResponderEliminar
  11. MUITO BOM e no seguimento daquilo que eu também defendo:

    benficasomosnos.blogspot.com/2013/05/para-ti-jorge.html

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!