quarta-feira, 29 de maio de 2013

Comentário livre VII

O nosso leitor Abel Beirão deixou este excelente comentário:


Tal como a esmagadora maioria dos Benfiquistas, também eu estou muito triste por mais uma inesperada derrota, esta da final da Taça de Portugal. Diria, até, mais que tristes. Revoltados, sim, revoltados é o termo correcto. Com o Presidente, com o Treinador e com os Jogadores. Mas alguns minutos após o termo desta decepcionante final, e já mais a frio, lembrei que foram, precisamente, o Presidente, o Treinador e os Jogadores que nos levaram a vibrar com o futebol espectacular com que nos brindaram em muitos jogos. O que, de qualquer modo, não invalida o óbvio.
Certamente que um verdadeiro amante do Benfica não gosta de ver acontecer o que nos aconteceu esta época. É muito bom estar presente nas decisões das vitórias até ao último momento, mas a diferença entre aí estar e ficar arredado de tais decisões é nula. Para o presente fica o amargo das derrotas e para a história futura só os vencedores serão lembrados. É verdadeiramente péssimo ganhar um campeonato em quatro anos, uma Taça de Portugal em dez anos e não vencer uma final europeia há mais de meio século. Para o Benfica, tudo o que for não vencer é realmente péssimo. Outros hão que, desde que fiquem à frente do GLORIOSO, nem que seja em 15º lugar, já se dão por satisfeitos. E, provavelmente, aqueles benfiquistas que, como eu, se habituaram, na sua meninice e adolescência, a ver o Benfica ganhar várias séries de 3 campeonatos seguidos, deixando o 4º campeonato para um dos outros adversários, também não estarão agradados com esta sequência de insucessos. Do mesmo modo que não gostaram de estar 11 anos sem ver o Benfica ganhar o campeonato, precisamente de 1994 a 2005. E é isso que não queremos que volte a acontecer. E essa certeza só a teremos se o Benfica prosseguir este projecto seguro que se iniciou há alguns anos atrás e que começou a dar frutos com a entrada de Jorge Jesus no Benfica. Não ganhamos campeonatos com a assiduidade que todos gostaríamos, é verdade. Mas temos a nossa equipa a lutar até ao final em todas as frentes em que participa, praticando um futebol muito agradável, que já não se via há muitos anos no nosso clube
Com as 24 vitórias, 5 empates e 1 derrota que este Benfica treinado por este Jorge Jesus conseguiu alcançar no campeonato há pouco terminado, o Benfica teria ultrapassado os vencedores dos campeonatos com 30 jogos, terminados nos anos de 1974, 1978, 1979, 1980, 1982, 1986, 2007, 2008, 2009, 2012. Com este registo, e contabilizando, apenas, os 30 jogos que agora disputou, teria também ultrapassado os vencedores dos campeonatos com 34 e 38 jogos, terminados nos anos de 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2006, pelo menos. Quero com isto dizer que se o Benfica tivesse, nestes últimos quase 40 anos, a mesma ambição e categoria que demonstrou nesta época de 2012/2013, teríamos, no mínimo, mais 16 títulos do que temos actualmente. Isto é, exactamente mais 50% do que temos. Já para não falar das Taças de Portugal e Supertaças que deixámos de vencer neste mesmo período. 
Jorge Jesus conseguiu alcançar, neste mesmo campeonato , um total de 77 pontos, num máximo possível de 90 pontos, o que dá 85,555% desse mesmo máximo. Para quem desconhece, desde 1934 ( ano em que teve início o Campeonato Nacional ), o Benfica só conseguiu obter uma percentagem superior a esta marca de 85,555 %, nos campeonatos terminados nos anos de 1961 com mais 1 ponto, 1963 com mais 3 pontos, 1964 com mais 1 ponto, 1972 com mais 3 pontos, 1973 com mais 6 pontos e 1991 com mais 3 pontos. Para quem não se recorda, ou não sabe, entre 1961 e 1965 o Benfica esteve presente em 4 finais da Taça dos Campeões Europeus, vencendo 2. Em 1972 o Benfica foi eliminado pelo Ajax nas meias-finais da Taça dos Campeões Europeus que muitos consideraram a final antecipada entre as duas melhores equipas do Mundo. Recordo que a Selecção Portuguesa era constituída, pelos jogadores do Benfica menos 2. E essa mesma selecção participou, nesse ano, na Minicopa do Brasil, perdendo a final por 1-0 para a selecção anfitriã que era, só, o Campeão Mundial em título. Em 1973 O Benfica conseguiu chegar ao final do campeonato cedendo, apenas, dois empates. Este recorde mantém-se até hoje. Em 1991 o Benfica, então treinado por Eriksson, tinha como base uma equipa que tinha chegado à final da Taça dos Campeões Europeus em 1988 e 1990 ( ambas perdidas, infelizmente ). Como se pode constatar, só equipas fabulosas do Benfica conseguiram bater os resultados obtidos pelo Benfica de Jorge Jesus, neste campeonato. Até o Benfica que Jorge Jesus levou ao título de Campeão de Portugal, em 2010, ficou a 1 ponto do total deste ano. E, como eu costumo dizer, o Benfica não joga sózinho nas provas em que participa. Tem, também, os seus adversários. Uns são leais e outros nem por isso. É caso para dizer que para um treinador tão mal-amado, felizmente só para uma pequena minoria, até que não foi mau de todo. 
Para além disto, há anos atrás vinham carradas de jogadores que saíam quase no ano a seguir e não transferíamos um jogador que fosse por um valor considerável, andávamo-nos quase a arrastar pelos estádios de Portugal e estrangeiro, e títulos eram igual a 0. Desde 1995 até agora, em 19 épocas, para o Campeonato tivemos dois 1ºs lugares ( um com JJ ), sete 2ºs ( três com JJ ), oito 3ºs, um 4º e um vergonhosíssimo 6º lugar que nos deixou fora das competições europeias. No mesmo período de tempo, na Taça de Portugal, vencemos das e fomos finalista vencido por 3 vezes. Ainda durante os mesmos anos, e nas competições europeias, o mais longe que chegámos foi aos quartos de final por duas vezes ( uma na Liga Europa e outra na Liga dos Campeões ). Com Jorge Jesus, em 4 épocas chegámos por uma vez à final, outra vez às meias-finais e uma outra vez aos quartos de final, sempre da Liga Europa. Na Liga dos Campeões, com JJ, por uma vez atingimos os Quartos de final, sendo eliminados por aquele que, nesse ano,se viria a tornar Campeão Europeu. Também foi em 1999 que sofremos a maior derrota de sempre nas competições europeias ( 0-7, com o Celta de Vigo ). Por coincidência, ou não, é já com Jorge Jesus que o Benfica a sua maior goleada na Liga Europa ( 5-0, contra o Everton ). E quanto ao tema de valorização de jogadores ( ao que parece é algo de somenos importância para um grande número de simpatizantes Benfiquistas ), nem dá para comparar os valores conseguidos antes de Jorge Jesus chegar ao Benfica e os simpáticos números alcançados agora que o Jorge Jesus tem liderado o futebol do nosso clube. Não sei se o JJ vai continuar a ser o treinador do Benfica. O que sei é que, muito difícilmente, haja alguém que consiga fazer melhor que o Jorge Jesus. A menos que muitos dos mais de 6 milhões de adeptos resolvam associar-se no Benfica de modo a chegarmos ao MILHÃO DE SÓCIOS. 
É bonito saber que o Benfica tem muitos milhões de adeptos espalhados pelos quatro cantos do mundo, sofrendo com as derrotas, ou festejando as vitórias do GLORIOSO, mesmo tendo opiniões contrárias sobre os mais diversos temas da vida benfiquista como, por exemplo, a continuidade do seu actual treinador. Só é pena que a esmagadora maioria destes mesmos adeptos não se dignem fazer sócios do nosso clube. Querem alegrias, mas não contribuem nada para isso. Desafio todos a fazerem como eu: mesmo sem ir ver o Benfica ao vivo, sou sócio do SLB. Pago, trimestralmente, 50 €uros que, se fossem multiplicados só por um milhão dos nossos adeptos, poderiam fazer do nosso Glorioso um dos clubes mais poderosos do mundo. 
Qualquer adepto Benfiquista que se preze, reclama pelo facto de o SLB não conseguir as vitórias que todos desejamos. E com muita razão. Mas depois, vai-se a ver, a esmagadora maioria desses adeptos não ajudam o clube com um cêntimo que seja ( excluindo o que gastam nos jogos que vão ver no nosso estádio ) para tornar o Benfica uma equipa ainda mais forte. E nós, os que somos sócios, temos um grande dever, ou melhor, uma missão: Influenciar os nossos amigos benfiquistas a associarem-se, também, no nosso clube. Vamos todos, então, preocuparmo-nos, e esforçarmo-nos, mais neste sentido, em vez de lançarmos atritos para o ar? Vamos, todos, ajudar o Sport Lisboa e Benfica a tornar-se mais forte, mais poderoso e mais temido? É que é muito importante que nunca ninguém se esqueça que isso TAMBÉM DEPENDE ( e muito ) DE NÓS. Assim sendo, vamos todos a reagir positivamente. 
VIVA O BENFICA!!!

E foi isto.




P.S. Um blogue que tem estes leitores só pode ter um enorme orgulho

17 comentários:

  1. Análise perfeita! Não diria melhor. Isto é fazer uma análise cuidada e pensada do que se passa, e não a preto e branco, função apenas do resultado final.

    ResponderEliminar
  2. É tão bonito comparar anos, quando um treinador diz que o passado do clube não interessa!! Enfim... siga para bingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos não entendeu sequer as palavras do treinador ou o contexto...

      Eliminar
  3. Bla bla bla wiskas saquetas, conversa de perdedores e masoquistas.. 4 anos de Jesus e tão pouco para contar..

    ResponderEliminar
  4. Enormerrimo Carlos Alberto, Companheiro,

    Tens toda a razao em orgulhar-te deste teu Leitor. Os parabens de quem sente que o mereces.

    Enorme Abel Beirao, Companheiro,

    MAINADA!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  5. eu gosto é desta analises que só contam com os aspectos e os negativos não contam para nada mas o homem só tem virtudes?
    então e o pior inicio de campeonato da historia do benfica não entra nesta analise.
    então a derrota mais volumosa no campo dos corruptos não conta.
    e ter perdido uma eliminatória depois de ter ganho 2-0 no campo adversário também não interessa.
    ter permitido que o nosso maior adversário festeja-se o titulo em nossa casa não aconteceu.
    e o dinheiro gasto em jogadores antes de ele chegar ao clube e depois de ele cá estar não entram nestas contas.
    e o facto de este der o décimo quarto treinador mais caro do mundo e muito provavelmente o mais caro da historia do clube não interessa.
    e a quantidade de jogadores que ele desaproveitou também não interessa.
    e os jogadores que ele rebocou que nunca interessaram ao clube, peixoto, julio cesar, felipe meneses não entram neste filme.
    etc, etc, etc,

    só uma comparação nos quatro anos seguidos de camacho, trapatoni, koeman, f.santos
    titulos 3/14-percentagem 21,43 (na europa 1/8 de final uefa, 1/16 avos de final uefa só perdendo com o vencedor, 1/4 de final da champions só perdendo com o vencedor, 1/4 de final da uefa)
    e os quatro deste treinador
    titulos 4/17-percentagem 23,53

    tendo mais estabilidade, continuidade, tempo, dinheiro para jogadores, quatro planteis de grande valor, isto para não falar da enorme diferença de salário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente uma pessoa que não alinha no tudo o que é bom é Jesus, tudo o mau e de todos os outros, e naquela arrepieante falta de ambição de ver o Porto a ganhar e nós a dizer ena pá que jogámos bem e vendemos 2 ou 3 jogadores, digno de um qualquer clube de 5ª categoria esta mentalidade, como também é o facto de este ser o treinador da época roberto, da época emerson e da época melgarejo, que estes não contam para as análises dos que não se chateiam de ver as festas portistas, mais ainda, se o homem é tão bom, e teve plantéis mil vezes melhores que os treinadores antes dele, como é que a maior nulidade de sempre um tal de vitor pereira é bi-campeão, e não me venham com arbitragens, foram 5 pontos perdidos LIMPINHO, LIMPINHO 2 anos seguidos ao cair do pano, mas isso não conta, patético e vergonhosa a falta de ambição destes adeptos de um clube que nunca deveria aceitar menos que a vitória, principalmente com plantéis milionários...

      Eliminar
  6. É tudo verdade quanto é também verdade que o plantel está descaracterizado.
    Tem de haver mais Benfiquismo naquele plantel que saiba transmitir aos restantes que enfrentar o Porto com medo é a coisa menos Benfiquista que pode haver.
    O mesmo se aplica quando se jogam finais.
    JJ será bom para o Benfica apenas na parte técnica, porque na parte humana e motivacional está muito longe de ser treinador para o Benfica.
    Dá-me a sensação de querer ser um Mourinho mas falta-lhe a componente psicológica necessária para transmitir a mensagem. É necessário saber lidar com 2 ou 3 dúzias de seres humanos muito bem pagos pelo talento que têm e que também percebem de futebol.
    Se não fosse tão teimoso e ego cêntrico talvez aprendesse, mas o progresso neste capítulo tem sido muito pouco ou mesmo nulo, portanto suporto a teoria de Bagão Felix que acredita que a continuar será apenas uma questão de tempo.
    Vou ainda mais longe, com actuações tão diferentes em dois jogos quase sucessivos como contra o Chelsea e a final de taça, temo pela sua integridade física porque só Deua sabe o sacrifício que muitos adeptos devem estar a fazer para continuar a dar apoio ao nosso Glorioso.

    ResponderEliminar
  7. “Se o Pinto da Costa não é corrupto, o sol não existe.

    ResponderEliminar
  8. ENORMES, GIGANTES! GRANDES DEMAIS PARA ESTE PAÍS DE CORRUPTOS!

    ResponderEliminar
  9. A justiça portuguesa está completamente falida pior que o pais portugal, este ano ficou provado e comprovado que eles fazem o que querem, quando querem, como querem, onde querem e a quem querem.

    ResponderEliminar
  10. Falamos Angelo Cesar Machado, presidente do F.C. Porto entre 1938 e 194.

    Angelo Cesar Machado nasceu em 1900 em Andrade, Viseu, formou-se em direito na Universidade de Coimbra.
    Angelo Machado amigo pessoal de Salazar e membro do Centro Católico, ajudou a fundar a Milicia Lusitana e depois se juntou à "Liga Nacional 28 de Maio" que posteriormente derrubou a I Republica Portuguesa e instituiu a Ditadura no nosso País.

    Angelo Cesar foi também Deputado na assembleia da Republica no consulado de Salazar, sendo inclusivé um dos seus braços direitos e um dos grandes responsaveis para que Salazar subisse à Presidencia do Conselho poder com os artigos que intelectuais que escrevia no jornal "Diário da Manha"

    Durante os seus anos como Presidente do F.C. Porto conquistou 2 campeonatos 38/39 e 39/40
    campeonatos esses que estão ligados a enormes suspeitas de corrupção.

    ResponderEliminar
  11. O Benfica não necessita disto, necessita sim de união à sua volta, ainda para mais num momento como este, em que o sistema montado voltou de garras afiadas e é ver os jornaleiros a mando dos corruptos voltarem a criar o espírito de desunião com as suas capas de jornais mirabolantes e escritas nojentas e nauseabundas.

    ResponderEliminar
  12. O Benfica não necessita da constante critica desprovida de soluções porque para criticar e falar mal estão ai os nosso adversários, estão os jornais e muitos dos políticos e opinadores da sarjeta azul.

    ResponderEliminar
  13. O que cansa são as trocas de acusações entre Benfiquistas.
    Mas que é alguém para acusar que eu e outros nos contentamos com bom futebol e segundos lugares? Que somos pouco ambiciosos, permitimos isto e aquilo ao porto, não somos exigentes.
    Tenho 39 anos de sócio, desde que nasci, vou ao estádio desde os 3 anos de idade e raramente faltei a um jogo. Amo o meu Benfica e sofro muito nas derrotas que faço minhas, tal as vitórias.
    Vibro ocm cada golo, apoio todo e qualquer um que vista a nossa camisola, seja um Aimar um Beto, um Laurent Robert ou um Rui Águas (os fraquitos daqui não foi o Jesus quem os contratou, se ainda se lembram).
    Aplaudo e incentivo todos, nunca, nunca senti vergonha do meu Benfica, ao contrário de muitos dos exigentes. E desmemoriados que já esqueceram 0-5 na Luz com um tal porto, ou 7 de vigo ou tantas outras tristezas. Mas as alegrias são e serão sempre mais. Cada jogada, cada golo que me fazem pular e enchem o coração. Não trocaria a emoção desta época e o caminho até às decisões pela apatia de deixar a luta em Novembro ou Dezembro.
    Aqui o pouco exigente adepto ama incondicionalmente e tal como no casamento esatrá sempre ao lado do seu grande amor, na alegria e na tristeza, a chorar com os nossos na Luz ou em qualquer parte ou a celebrar no Marquês. Nos bons e maus momentos, não desistindo aos primeiros obstáculos, não exigindo impossíveis e pronto a ajudar a levantar quando tropeça.
    E, como no casamento, há tantas outras mulheres ou homens mais bonitos, mais simpáticos ou mais ricos. Mas o amor não se escolhe, acontece simplesmente. E nem tão pouco se justifica.
    Aqui o que se contenta com pouco é dos 30.000 que está lá sempre e não aparece só em dia grande ou quando se adivinha festa.
    Amo o meu clube, mas amo o futebol, que tantos teimam em não entender. Se fosse uma ciência exacta e transparente ganharíamos sempre, se o porto não existisse ganharíamos muiot mais! Mas existe e é fortíssimo, por mais que nos custe.
    E mais, Jesus por mim fica e mais alguns anos. Devolveu-me esperança, ilusão, alegria. Quem ainda não percebeu, de futebol também não entenderá grande coisa.
    Viva o Benfica

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!