quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Benfiquistas da minha terra


Dizem os de fora que nós, portugueses, não damos o devido valor ao que temos e basta sair por uns tempos deste cantinho, à beira mar plantado, para suspirarmos de saudade (palavra que até inventámos para descrever esse sentimento) por tudo o que aqui deixámos. É uma característica 'tuga' e neste aspecto, ninguém é mais 'tuga' que os 'alfacinhas' sejam eles de gema ou 'importados' da restante nação.

O lisboeta é o animal que mais reclama do seu habitat apesar de viver numa das melhores regiões do mundo, o lisboeta dá tudo como garantido e raramente aprecia, seja o que for da sua terra, a  menos que, como eu vivam fora da sua cidade e aí, temos saudades de tudo o que de bom a nossa  amada Lisboa tem.

Como alfacinha e Benfiquista, nascido e criado no glorioso bairro que deu o nome ao clube que se juntou ao Sport Lisboa e habituado a ir a pé aos jogos na Catedral, há muito que criei esta teoria: O Benfica só é grande com a malta da - na altura dizia-se assim - província. 

O imponente Estádio da Luz só enchia, fosse na versão 80.000 posteriormente na dos 120.000 ou mais recentemente 90.000 espectadores, com os muitos autocarros que enchiam por completo o pelado junto à piscina e que dava o ar de grande festa sempre que as Casas organizavam as excursões.

Aceitar que o clube com mais sócios do Mundo, jogue num dos melhores estádios do Mundo, na maior e mais rica região do país e que lá só estejam 15.000 adeptos (como foi o caso de ontem) é o mesmo que aceitar como normal um gajo estar num quarto de hotel com a Angelina Jolie e só lhe apetecer ver o canal para adultos que a televisão do hotel providencia... 

Benfiquistas da minha terra... vão à bola, porra. Gozem as coisas boas da vida, larguem a merda da televisão que isso só vos faz mal!!!! 

Quando estiverem longe ou forem demasiado velhotes para irem ao Estádio vão recordar o quê? "Ah, lembro-me como se fosse hoje aquela noite em que tinha as pantufinhas do coelhinho calçadas e vi na televisão do Oliveirinha o Benfica dar 6 aos Desportivo das Aves e o Cardozo marcar 3 em 14 minutos..." é essa a memória que querem criar? 

Benfiquistas da minha terra... sejam Benfiquistas presentes!!!!


15 comentários:

  1. 'Benfiquistas da minha terra... vão à bola, porra. Gozem as coisas boas da vida, larguem a merda da televisão que isso só vos faz mal!!!'
    E se eu te dissesse que a maioria das pessoas não tem dinheiro para comprar um bilhete?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... o tabaco e o jornal e o café e a imperial e até a merda dos tramoços estão caros. Por estranho que pareça a zona mais pobre do país e com mais desemprego tem o estádio de um clube de bairro com mais fregueses que o nosso que está na zona mais rica do país...

      Não vás por aí, André

      Eliminar
    2. Eu estou a referir à minha realidade, eu não tenho dinheiro para pagar as minhas contas e lá por viver na zona 'rica' do país não me faz rico. Eu não tenho 5 euros para uma revista da TVturbo, quanto mais um bilhete. Cada um tem a sua realidade como já referi num comentário anterior.

      Eliminar
  2. Ontem o preço era bastante simpático, e repetir-se-á com a Académica; 7,5 e 12,50€ para sócios e nao sócios respectivamente. Nao é caro. É o quê? 2 maços de tabaco??

    ResponderEliminar
  3. Com esta envergonhaste-me! Tens carroças de razão! Um grande Bahhh... para mim!

    ResponderEliminar
  4. Há quem não tenha dinheiro sequer para isso... Cada pessoa tem a sua realidade.

    ResponderEliminar
  5. Mística, Comunhão, Identificação, Ambição, Confiança...
    Ao longo dos tempos foi-se perdendo um bocadinho de cada.
    O suficiente para nos dias que correm faltarem alguns milhares que, por arrasto, trariam mais milhares!
    Estou no grupo (e não moro em Benfica) que, só com uma motivação extra me deslocaria à Catedral.
    Ou sabendo que estava a contribuir por um lado para puxar pela equipa e por outro para os cofres do Clube, não do bes, desta federação, desta liga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e a preguiça lawrence? a preguiça da sociedade actual que deixa teatros, cinemas... passeios vazios!!! A sociedade dos reality shows é que mata a coisa.

      Eliminar
    2. A juntar às vossas argumentações, não esquecer dois pontos quanto a mim essenciais, aparte a carestia dos bilhetes - e o aberrante aumento de IVA! - o 'horário dos jogos' que cada vez afastam mais as famílias e os gastos complementares.

      Os transportes para e dentro de Lisboa, os combustíveis (como bem sabeis!) e parqueamentos caríssimos.

      A bucha (para os miúdos!) e a cervejola que agora não entra...

      e a vida, pelo que vou observando, (até na quebra de frequência da Casa do Maior e na Associação de Pais de que fiz parte, até o meu filho entrar na Faculdade) não está nada fácil na região mais rica do País!

      Eliminar
  6. Eh pah, toda a razão.
    Eu, de toda a vez que vou a Lisboa (PT), tenho de ir ao Estádio ver um jogo. Só de pensar que há gajos que moram aí tão perto e preferem ficar em casa, dando guito ao Oliveirinha, mete-me nojo...
    "Ah caraças, havias de ver como festejei o hattrick do Óscar, de pantufas e pijamas bem quentinhas!"

    Desculpem que vos diga, mas vocês mereciam uma equipa ridícula como aquela dos lagartos pah...pelo menos teriam desculpas para ficar em casa a ver os telecines e o caralho...

    ResponderEliminar
  7. Um dos problemas maiores, não é a crise... é sim a falta de títulos, que leva os adeptos a ficarem em casa, a ver onde param as modas! Se o Benfica demonstrar, no último terço, que está em condições de vencer o campeonato, veremos mais pessoas a aparecerem no estádio!

    Se o jogo contra o Porto correr mal, então ainda vamos ver menos pessoas no Estádio, pura e simplesmente porque o adepto Benfiquista já deixou de acreditar no nosso campeonato! E isto é que é preocupante! Só somos benfiquistas se vencermos? E se não vercermos, o Benfica já não interessa para nada?! Pelos vistos, é o que a realidade começa a mostrar!

    ResponderEliminar
  8. Bem podem levar a bucha de casa ou nao levar de todo e estacionar por perto que não nos parques. Não estamos a falar de quen não tem realmente dinheiro, naturalmente. Como foi dito mereciam uma equipa da treta mesmo. Não merecem esta seguramente. Motivação extra??? Não sei o que é. Joga o Benfica, é para mim quanto baste e mesmo que não ganhe o jogo, nunca me arrependerei de ter ido ver os meus jogadores, de puxar pelo meu Benfica, de vibrar com cada jogada ou golo, caso existam.

    ResponderEliminar
  9. "Estamos a sentir pela primeira vez uma maior dificuldade por parte de alguns sócios em pagar as suas quotas. Mas felizmente, a esmagadora maioria tem sabido tirar partido dos descontos que o seu estatuto de sócio proporciona e assim, conseguem juntar a emoção e a razão."

    LFV dixit in 'A Bola'

    V. Branco

    O Benfica das enchentes, de descer o 3º Anel sem colocar os pés no chão, não tinha o Colombo, era um descampado em frente e a 2ª Circular e a Av. do Colégio Militar, por exemplo, abarrotavam de carros à esquerda, à direita e ao centro ...!

    Não há jogo nenhum a que vá, em que à saída não veja um carro bloqueado, ou alguém a queixar-se (dolorosamente!) que lho rebocaram. A região mais rica do País é também a mais extorquida ...!

    ResponderEliminar
  10. Vou, continuarei a ir. É já a parte umbilical, a romaria. É já o sair de casa e passar o domingo/sábado/quarta/quinta numa outra casa, em que também conheço bem os cantos. Tempos houve em que levava o meu filho e um outro familiar. Agora, só vai o pequeno e apenas uma vez por mês. E eu lá vou continuando a ir por enquanto. Enquanto posso. Daí aceitar perfeitamente que sim, acredito que haja muito boa gente e muito bom benfiquista que não vai... porque não pode. A todos eles o meu abraço também. Que a equipa faça para juntar todos no marquês: os que podem, os que não podem. Todos.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!